A família brasileira/die brasilianische Familie/ The brazilian family

 
Língua Portuguesa – Sociedade brasileira: A Família
Die portugiesische Sprache – die brasilianische Gesellschaft: Die Familie
 
 
Vocabulário: Membros da Família
Vokabeln: Familienmitglieder 
Apresentação:  Vocabulário – Os membros da família
 
Aprenda (treine) quais são os membros de uma família em Português.
Lernen (wiederholen) Sie die Familienmitglieder auf Portugiesisch kennen.
Vídeo: Português europeu
   
Apresentação:  A família (die Familie)
 
 
II. A família de Leo
 
III. A família Real Brasileira
 
 
I. A família de Igor
 
O que é uma família?
Was ist eine Familie?
                                     As famílias de antigamente
 
              “A Família” – Lasar Segall                     “Família Feliz” – Autodidata 7 anos       
              
      
                Picasso                                   Filme                                      Casal sem filhos
   
                Homparental                   “Família de gatos” – Ademir Martins
 
 
 
 
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes directos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações. (Wikipedia-Portugal)
  
Veja a opinião de algumas pessoas. Depois diga-nos o que é família para você.
Opiniões:
c) Vídeo (religioso moderado):
 
Família brasileira hoje
Die brasilianische Familie heute
Durante séculos, a família fora um organismo extenso e hierarquizado. Em terra brasilis, esse modelo é bem ilustrado por Gilberto Freire (2004), em sua obra Casa Grande & Senzala, ao apresentar a família patriarcal. A família brasileira apresentava um caráter nitidamente extenso, submetendo-se seus membros à autoridade soberana do pai. Em torno dele, girava toda a vida familiar. O patriarca constituía o centro de gravidade de seus domínios e das pessoas que os habitavam. (FREYRE, 2004)
 
Famílias brasileiras em dados:
    
   
 
 
 
 

  

A violência familiar (häusliche Gewalt)
Quando a família não é sinônimo de amor
  
A Lei Maria da Penha e o reconhecimento legal da evolução do conceito de família
Das Gesetz Maria da Penha
  
Breves considerações acerca da Lei 11.340, de 07.08.2006, “Lei Maria da Penha”
No dia 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei n.º Lei 11.340, que “cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências”.
Esta lei recebeu o nome de “lei Maria da Penha” como forma de homenagear a mulher, Maria da Penha Fernandes, símbolo da luta contra a violência familiar e doméstica.
Em brepunives linhas, aquela mulher sofreu duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido. Primeiro, levou um tiro enquanto dormia, sendo que o agressor alegou que houve uma tentativa de roubo. Em decorrência do tiro, ficou paraplégica. Como se não bastasse, duas semanas depois de regressar do hospital, ainda durante o período de recuperação, Maria da Penha sofreu um segundo atentado contra sua vida: seu ex-marido, sabendo de sua condição, tentou eletrocutá-la enquanto se banhava.
A  punição do agressor só se deu 19 anos e 6 meses após o ocorrido. Essa situação injusta provocou a formalização de denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA – órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação desses acordos internacionais, pelo Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (CEJIL) e pelo Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), juntamente com a vítima.
Diante da denúncia, a Comissão da OEA publicou o Relatório nº 54, de 2001, que dentre outras constatações, recomendou a continuidade e o aprofundamento do processo reformatório do sistema legislativo nacional, a fim de mitigar a tolerância estatal à violência doméstica contra a mulher no Brasil. (ALVES, 2006)
A sanção dessa lei representa, assim, um avanço na proteção da mulher vítima de violência familiar e doméstica, incluindo-se, também, uma inovação legal quanto às formas familiares já positivadas.

 

Lindo filme sobre os temas: Família
Subtemas: Pobreza no Brasil, Luta pela sobrevivência, Perdas, Força de vontade, Perseverança, Vencer na vida, Música
Trailler:
     
 
 
Músicas com o tema “Família”
    
Vídeo:
 
Fábio conta sobre as conversas com seu pai quando era jovem e depois canta a música (com orquestra!)
 
 
 
 
Datas comemorativas
Dia dos Pais (Vatertag)
No Brasil: Segundo domingo de Agosto
Em Portugal. 19 de março
Na Alemanha: Dia da Ascenção (Christi Himmelfahrt: em 2009: 21. Mai)
Dia das Mães
No Brasil: Segundo domingo de maio
Em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e na Alemanha: Primeiro domingo de maio
Fontes
Vídeos: Youtube, Google
Leituras interessantes
Para ler, é só clicar nos links em azul
Sinopse
Francisco, lavrador do interior de Goiás, tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja. Morando numa casinha de adobe, em meio ao nada e horas distante do vilarejo mais próximo, ele não mede esforços neste caminho.
Deposita sua esperança no primogênito Mirosmar ao dar-lhe um acordeão quando o menino tinha apenas 11 anos. Mirosmar e o irmão Emival, que ganhara um violão, começam a se apresentar com sucesso nas festas da vila até que, no início da década de 70, às voltas com a perda da propriedade, toda a família se muda para Goiânia e vive um momento de enorme dificuldade.
Para ajudar nas despesas, os meninos tocam na rodoviária, onde conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, com quem desaparecem por mais de quatro meses. Os meninos fazem sucesso e chegam a cantar para 6 mil pessoas no interior do Brasil quando um acidente interrompe dramaticamente a carreira da dupla.
Depois de quase desistir, Mirosmar volta a cantar, vira Zezé Di Camargo e grava sem sucesso um disco solo em São Paulo. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé mal consegue sustentar a família. Suas músicas são gravadas e fazem sucesso na boca de outras duplas, como Leandro & Leonardo, mas Zezé não se conforma em ser apenas compositor e pensa em desistir: É neste momento que encontra no irmão Welson (Luciano), 11 anos mais novo, o parceiro perfeito para concretizar a profecia de seu pai.
Em 1990 Zezé Di Camargo e Luciano gravam e lançam um disco com a música ?É o Amor?, composta por Zezé. Com a ajuda do pai, os filhos de Francisco conquistam as rádios e vendem um milhão de discos.
Premiações
– Ganhou 4 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Ator (Ângelo Antônio), Melhor Ator Coadjuvante (José Dumont), Melhor Atriz Coadjuvante (Paloma Duarte) e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Dira Paes), Melhor Ator Coadjuvante (Dablio Moreira), Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
– Recebeu 2 indicações ao Prêmio ACIE de Cinema, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.
– Ganhou os prêmios de Melhor Filme – Voto Popular, Melhor Ator – Voto Popular (Ângelo Antônio), Melhor Atriz – Voto Popular (Dira Paes) e Melhor Trilha Sonora, no Prêmio Contigo! de Cinema
.

Maiores informações aqui
DICA: Para assistir o filme na internet (i.e. o Youtube), clicando só nos links indicados (são 11 partes de uns 10 minutos cada).
Bom divertimento!
           

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer dividir experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 2.2 Português para iniciantes (Anfängerkurs: A1-A2), 2.4 Português para avançados (Fortgeschrittenenkurse C1-C2), 4.5 Sociedade brasileira (Brasil. Gesellschaft) e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s