Escolas do futuro(die Schule der Zukunft)

Educação
Bildung
Por: Maria Fábia Paz Vitorino Willems

Como será a escola do futuro para a Geração Internet?

Como é possível lecionar no século XXI numa sala de aula cheia de alunos enfileirados usando só o quadro negro, giz e apagador?

Claro que muitos colegas preparam cartazes para ilustrar as aulas, fazem cartõezinhos com imagens (os mais dedicados e/ou com mais tempo livre!) e trazem às vezes um vídeo (filme/comercial/documentário) ou um k-7 ou audio-cd para suas aulas, principalmente os proefessores de línguas. 

Mas será que isso é tudo que podemos oferecer? Será que isso é tudo? Será que conseguiremos assim despertar mais o interesse de nossos alunos num mundo num mundo tão informatizado e, por que não dizer “internetizado”?

Não podemos continuar trabalhando como o fazíamos há decadas! O mundo mudou e nós também precisamos mudar, nos modernizar para podermos acompanhar o progresso do mundo digital.

Os jovens e até a maioria dos adultos gostam mesmo é de surfar na internet, ler seus emails, procurar informações, fazer amigos por todas as partes do planeta, trocar idéias, conhecer outras culturas ou, simplesmente, saber o que está acontecendo no mundo.

Por isso, a internet pode ser uma ótima fonte de pesquisas para professores e alunos. Uma biblioteca, uma videoteca, uma pinacoteca, um museu, uma fototeca, uma “musicoteca”, um banco de dados gigantesco à nossa disposição na nossa própria casa, na nossa escola, na nossa sala de aula.

Informe-se!

Atalize-se! Modernize-se!

Nossos alunos agradecem e você se sentirá bem melhor depois!

Chega de ser chamado de “dinoussauro”!

Comece lendo alguns artigos. Aí vão algumas sugestões:

Um forte abraço,

Professora Fábia

  

—————————————————————————————————————————

Escola do futuro

Quem vai ensinar – e o quê – aos alunos do século XXI?

25 de março de 2009

Reportagem da Veja. Leia aqui

Notícias

09/05/2008 16:36 | Educação

Escolas do Estado começam a utilizar Quadro Digital Interativo nesta segunda (12)

Divulgação

O objetivo básico do programa é dinamizar o uso dos laboratórios de informática e tornar as aulas mais atrativas.

O Quadro Digital Interativo, que faz parte do Programa Sala de Aula Digital, já está em funcionamento em quatro escolas da rede pública estadual: Renato Pacheco, em Jardim Camburi; Irmã Maria Horta, na Praia do Canto; Colégio Estadual, no bairro Forte São João, e Belmiro Teixeira Pimenta, em Carapina. Até o próximo dia 15 de maio, todas as 20 escolas-modelo já estarão com os quadros instalados e funcionando. Nesta segunda-feira (12), estas escolas começam a utilizar os quadros digitais. O investimento nos 20 quadros é de R$ 300.000,00.

Até o momento, 120 professores já passaram pelo curso de formação que possibilita a aptidão para ministrarem suas aulas no novo equipamento. A última turma de professores, de Serra, concluem o curso no final da tarde desta sexta-feira (09).

O Sala de Aula Digital é um programa que está sendo instalado nos laboratórios de informáticas das escolas estaduais possibilitando ao professor tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas. O quadro tem aproximadamente 80 polegadas e é conectado a um computador. O monitor permite acesso à Internet e, com isso, há captação de imagens e edição de vídeo-aulas. Todos os trabalhos realizados no equipamento podem ser salvos e enviados por e-mail aos estudantes.

O objetivo básico do programa é dinamizar o uso dos laboratórios de informática, tornar as aulas mais atrativas, além de facilitar o acesso de professores e estudantes a fontes de pesquisa da Internet.

A seleção das 20 escolas que farão parte deste projeto foi baseada dentro dos seguintes critérios: possuir Ensino Médio; constar da relação das escolas-modelo anunciadas pela Sedu em junho de 2007. As escolas-modelo receberão um conjunto de novos recursos para serem referência de ensino na rede de ensino estadual.  Elas têm de possuir mais de mil alunos matriculados e apresentar uma boa utilização dos laboratórios de informática.

Além do Quadro Digital Interativo, também faz parte do programa a TV Multimídia. A Sedu começa a instalar, em junho, as TVs em 101 escolas, sendo 90 do Ensino Médio, três do Ensino Fundamental e oito escolas de referência nos municípios-sedes das superintendências Estaduais de Educação.

Confira a relação de escolas selecionadas

Informações adicionais
Assessoria de Comunicação da Sedu
José Roberto Santana / Álvaro Muniz / Kárita Iana/ Geiza Ardiçon
Tels.: 3137 3656 / 9971-0958 / 9985-778
E-mail: jrsantana@sedu.es.gov.br / amneto@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ kisandrade@sedu.es.gov.br

Anúncios

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer compartilhar conhecimento, trocar experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 7 ATUALIDADE & CURIOSIDADES (Aktuelles & Kurioses) e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s