Brasilianische Leckereien | “Beijinho de coco” & “Brigadeiro”: die brasilianische Pralinen aus Kokos und Schokolade – Rezepte und Kurioses über die Süßigkeiten (Receitas e Curiosidades sobre os docinhos brasileiros de coco e chocolate)

Por: M. Fábia P. V. Willems

pt_beijinho_brigadeiro1

Kochen Sie gern? Schon mal was Brasilianisches gekocht? Möchten Sie Ihre Familie oder Freunde mal überraschen? Hier können Sie alle unsere Rezepte auf Deutsch und auf Portugiesisch lesen. Wenn Sie Portugiesisch lernen oder gelernt haben, versuchen Sie zuerst das Rezept auf Portugiesisch zu lesen. Sie werden ganz bestimmt verstehen worum es geht 😉 Schauen Sie sich auch Webseiten an, wo die brasilianischen Star-Köche Ihre Kochkunst uns verraten (siehe Links). Na, dann Guten Appetit!

-x-

Die Rezepte auf Deutsch finden Sie hier: beijinho & brigadeiro_dt (PDF-Format)

-x-

Você gosta de cozinhar? Já fez algum prato brasileiro? Surpreenda seus familiares e amigos! Aqui você poderá ler todas as nossas receitas em alemão e em português. Se você estuda ou já estudou português, tente ler as receitas primeiramente em português. Certamente você vai entender do que se trata ;-) Visite também as páginas web de alguns Chefs da Arte Culinária Brasileira, lá eles nos dão alguns de seus segredos. (Veja nossos Links) Então lhe desejo bom apetite!

-x-

O que é Beijinho de Coco?

Was ist “Beijinho de Coco”?

 

O Beijinho de coco é um doce tradicional brasileiro e não pode falar em aniversários, principalmente os infantis. Beijo significa em alemão Kuss e beijinho é o diminutivo da palavra, em alemão Küsschen. A receita mais tradicional é feita só com coco. Há muitas variantes desta receita na internet, por exemplo, com ovos, balnilha, licor ou rum. Para os beijinhos de coco (Kokosküsschen), assim como para a maioria dos doces e sobremesas brasileiras, precisa-se de leite condensado(gezuckerte Kondensmilch) para prepará-las.

 

Por que o doce se chama Beijinho?

Wieso heißt die Praline “Beijinho”?

 

A origem do doce pode ser “divina”. A primeira receita deste docinho nasceu num convento, por isso o doce chamava-se Beijo de freira e era confeccionado com amêndoas e calda de água com açúcar. Após o século XVII as freiras do nordeste brasileiro substituíram as amêndoas por coco e a calda de água por calda de leite com açúcar, assim, passaram a chamar a nova criação  de “Beijo de coco”. Mais tarde, na segunda metade do século XX, com o “boom” do leite condensado, mudou-se a receita novamente, acrescentando-se ainda um cravo na Índia no meio do então chamado “beijinho de coco”.

 

Onde se pode comprar o leite condensado?

Wo kann man gezuckerte Kondensmilch kaufen?

 

 

Você pode encontrar o leite condensado (gezuckerte Kondensmilch, em alemão e „Lait Concentré Sucré“, em francês) de 3 firmas diferentes:

  1. da Nestlé, como no Brasil e com o mesmo nome “Leite Moça” (Milchmädchen),
  2. da Dovgan (marca russa) ou
  3. da Peak (marca holandesa)

Compre seu leite condensado:

  • em lojas de produtos brasileiros, principalmente as virtuais (por exemplo em www.coisas.de),
  • no supermercado mais próximo, vá até prateleiras de produtos asiáticos, russos, turcos ou árabes,
  • na Alemanha, nos supermercados Bonus, Real, Kaufland ou na Galeria-Kaufhof e
  • em lojas asiáticas, africanas ou indus.

 

 

Medidas: Brasil x Alemanha

Maßeinheit: Brasilien x Deutschland

 

A forma de medir das receitas brasileiras é diferente da alemã. Em vez de medir tudo em gramas, os brasileiros preferem medir tudo em colheres ou em xícaras, porque nem todos tem uma balança na cozinha, o que é comum na Alemanha. Se você pretende cozinhar um prato alemão e vai procurar uma receita numa página web em alemão, leve isso em consideração e procure comprar uma balança. Há promoções muito boas. Aproveite uma!

Beijinho de Coco (Receita Tradicional)

Kokosküsschen (Traditionales Rezepte)

 

Album anzeigen

Ingredientes (Zutaten)

2 xícaras de leite condensado (400 g)

2 colheres cheias de Margarina (30 g)

1 xícara de coco ralado (200 g)

Cravo da Índia para decorar

 

Modo de fazer (Vorbereitung)

Album anzeigen

ALLE HERUNTERLADEN

DIASHOW ANZEIGEN

Album anzeigenAlbum anzeigenAlbum anzeigenAlbum anzeigenAlbum anzeigenAlbum anzeigenAlbum anzeigenAlbum anzeigenAlbum anzeigenAlbum anzeigen

Fotos: © Fábia Willems – Linguacultura.wordpress.com

 

Colocar numa panela a margarina, o leite condensado e o coco ralado. Cozinhar em fogo médio-baixo, mexendo bem com uma colher de pau (ou de silicone) sem parar até tornar-se um creme mais consistente e começar a largar do fundo da panela (mais ou menos 7 minutos).

Deixar esfriar num prato ou numa vasilha. Se ouver moscas por perto, cubra a massa com um filtro plástico ou com um pano de prato limpo.

Quando a massa estiver mais fria, a massa fica mais firme. Aí untar as mãos com margarina, tirar um pouquinho da massa com uma colher e fazer bolinhas. Passar cada uma delas no coco (com ou sem açúcar), colocando um cravinho da Índia no meio depois. Se quiser, coloque o beijinho numa forminha de papel e levar à geladeira até a hora de servir.

Conservar na geladeira em uma vasilha fechada por uns 3, 4 dias.

 

 -x-

E não esqueça!

Cada Beijinho é um poquinho do sol do Brasil e da alegria de viver do seu povo, sendo assim, não esqueça de sorrir ao saborear um beijinho de coco. ;-)

-x-

Leia também:

Receitas de “Brigadeiro”. Prepare o dueto perfeito dos aniversários brasileiros!

 

O que é Brigadeiro?

Was ist “Brigadeiro”?

 

O Brigadeiro é um doce tradicional brasileiro e não pode falar em aniversários infantis.

Brigadeiro significa em alemão Brigadegeneral.

A receita mais tradicional é feita só com chocolate em pó, mais há muitas variantes desta receita na internet, por exemplo, com ovos, vanilha, licor, rum ou com nozes. Para os Brigadeiros (Schokoladenkugeln), assim como para a maioria dos doces e sobremesas brasileiras, precisa-se leite condensado (gezuckerte Kondensmilch).

O doce foi criado na década de 40 em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes. A história  do docinho é muito interessante. Leia aqui mais a respeito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigadeiro_(doce) . Para ler em outras línguas: veja à esquerda da página!)

 

Brigadeiro: Receita tradicional

Brigadeiro: Traditionales Rezept

 

Album anzeigen

Fotos: © Fábia Willems – Linguacultura.wordpress.com

Brigadeiro da Nestle

Receita da Nestle:www.youtube.com/wach?v=aKBuB99ytCg

 

 

Brigadeiro da Professora Fábia 😉

Ingredientes (Zutaten)

2 xícaras de leite condensado (400 g) 1 colheres (de sopa) cheias de Margarine (30 g) 1 colher de sopa de chocolate em pó (20 g) – Ou 4 colheres de achocolatado! Chocolate granulado para decorar

Modo de preparar (Zubereitung)

Colocar numa panela a margarina, o leite condensado e o chocolate em pó em fogo médio, mexendo bem e sem parar por cerca de dez minutos até tornar-se um creme consistente e começar a largar do fundo da panela. Deixar esfriar num prato. Quando a massa estiver mais dura, untar as mãos com manteiga ou margarina, tirar um pouquinho da massa com uma colher e fazer bolinhas. Passar cada uma delas no chocolate granulado. Se quiser, coloque o Brigadeiro numa forminha de papel e levar à geladeira até a hora de servir. Conserve na geladeira em uma vasilha fechada por uns 3, 4 dias.

 

 

E não esqueça!

Cada Brigadeiro é um pedacinho do sol do Brasil e da alegria de viver do seu povo, sendo assim, não esqueça de sorrir ao saborear os brigadeiros  😉 

-x-

Fontes e links interessantes (Quellen und interessante Links)

Culinária brasileira – Receitas (Brasilianische Kochkunst – Kochrezepte – AUF PORTUGIESISCH)

TV-Stars aus Brasilien

Edu Guedes: http://www.eduguedes.com.br/edu/

Ivo Faria: www.vecchiosogno.com.br

Ana Maria Braga (Todas as receitas da Ana Maria Braga e os pratos dos chefs do Clube Mais Você de Gastronomia): http://receitas.maisvoce.globo.com/

 

Receitas de Típicas de todos os estados brasileiros (Regionale Küche): www.tudook.com/receitasbrasileiras/

Cozinha da Vovó (Omas Küche): www.cozinhadavovo.com/

Brigadeiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigadeiro_(doce)

Video: www.youtube.com.br

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer compartilhar conhecimento, trocar experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 4.4 Culinária Brasileira (Brasil. Kochkust), 7 ATUALIDADE & CURIOSIDADES (Aktuelles & Kurioses) e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Brasilianische Leckereien | “Beijinho de coco” & “Brigadeiro”: die brasilianische Pralinen aus Kokos und Schokolade – Rezepte und Kurioses über die Süßigkeiten (Receitas e Curiosidades sobre os docinhos brasileiros de coco e chocolate)

  1. Pingback: CHURRASCO BRASILEIRO (BRASILIANISCHE GRILLPARTY): Qual carne comprar (Welche Fleischsorte kaufen)? | LINGUACULTURA - Aprendizagem de Línguas e suas Culturas - Dicas de Viagens - Curiosidades

  2. Pingback: RECEITAS BRASILEIRAS (brasilianische Kochrezepte) | LINGUACULTURA - Aprendizagem de Línguas e suas Culturas - Dicas de Viagens - Curiosidades

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s