Horário Brasileiro de Verão 2013/2014 (BRASILIANISCHE SOMMERZEIT)

Por: M. Fábia P. V. Willems

Vamos ficar atentos: O Horário de Verão está chegando🙂

Começa à zero hora de 20/10/2013 até…?

horario de verao2013

Neste artigo você se informa sobre o Horário de Verão e entende melhor, por exemplo, como ele funciona e o porquê dele existir. Ah, você já sabe isso? E sabe responder as perguntas abaixo também?

  • O que é o Horário de Verão?
  • Qual a vantagem do Horário de Verão?
  • Em quais estados se aplica o Horário de Verão?
  • Quando começa e termina o Horário Verão?
  • Como ajustar o início e o término do Horário de Verão?
  • Existe o Horário de verão em outros países também?
  • Que horas são na Alemanha quando em São Paulo são 9 da manhã?

Aqui você pode ler também algumas curiosidades sobre o tema, podendo explicar tudo direitinho aos seus amigos e filhos depois😉

Não deixe de ler “Dicas para professores” e “Links para pesquisa”.

Boa leitura!

Professora Fábia Willems

ARTIGO SELECIONADO

via Horário Brasileiro de Verão 2013/2014 — NIPPO Brasilia Portal.

Clique no link acima

DICA PARA PROFESSORES

Seria interessante trabalhar o tema “Fuso horário” na escola como:

  1. uma aula tradicional, onde o tema seria introduzido através de vários relógios com horas diferentes distribuídos pela sala e com plaquinhas em baixo que indicariam os diferentes fuso-horários do Brasil e/ou do mundo. Os alunos poderiam tentar explicar por que isso ocorre e fazer uma pesquisa na própria sala de aula, usando os mapas, livros e revistas selecionados pela professora. O resultado da mesma poderia ser apresentado em grupos.
  2. um tema interdisciplinar. Sugestão: Nas aulas de Artes, Português, Espanhol, Geografia e Informática (veja os links e vídeos no final do artigo para inspirar-se).
  3. uma aula na  sala de informática onde o professor apresenta o tema, usando projeções de páginas web selecionadas com antecedência. As imagens da internet (fotos, desenhos, mapas e vídeos) ilustrariam bem o tema e ajudariam muito a memorizar a matéria. Exercícios online ou offline poderiam completar o aprendizado. Veja alguns exemplos.
  4. uma pesquisa online e a apresentação de um seminário depois.
  5. um jogo online no qual as crianças veriam personagens infantis explicando o tema, como num filminho (veja um exemplo em “Links para pesquisa”). Depois eles poderiam preencher uma folha onde apareceriam o mapa do Brasil e um reloginho para cada fuso horário. Dependendo da idade, poderia ser também  a hora certa em uma cidade brasileira e outra europeia.
  6. uma forma divertida, através de tirinhas (introdução ou exercício se ser explicado pelo aluno).

charlie animador
lobisomem

LINKS PARA PESQUISA

Fusos-horários, fusos horários, fuso-horários ou fuso horários?

Será que eu escrevi certo o termo no neste artigo? Consulte um dos dicionários online e alguns links sobre a Nova Reforma Ortográfica para descobrir a forma correta:

– Hora certa. Clique aqui.

– Fusos horários do Brasil. Clique aqui.

– Hora de Brasília e Fuso. Clique aqui.

– Artigos sobre o tema Fuso horário

– Jogo interativo (online) com livrinho para consulta e um exercício –  Capitão Tormenta e Paco em Fusos Horários: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9525/fusos.swf

– Exercícos online:

Vídeos interessantes

Geodetetive – Série de hoje: Como viajar e chegar no dia anterior

Objetivos:
Mostrar como são estabelecidos os fusos horários e fatos a estes relacionados;
Apresentar o mapa mundi e os fusos horários na projeção cilíndrica de Mercator.

Vídeo musical sobre Fuso horário

Programa Eureka do dia 30/05/2009, com a participação da banda Abalo Sísmico e os Modeladores do Relevo. Nós temos o objetivo de ensinar a Geografia de uma forma diferente, com muita música e diversão. As letras foram escritas pelo professor de Geografia, Wladimir Trevizani e os arranjos pelo professor de Geografia Edson Rosato. A banda possui seis integrantes, sendo todos professores.

Reportagem sobre Fuso horário (husos horarios) em Espanhol

Descrição em espanhol:

Hubo un tiempo en el que cada población establecía su horario atendiendo, con mayor o menor rigor, a su posición longitudinal en el planeta. Llegaron incluso a coexistir múltiples meridianos de referencia. El de Greenwich consiguió ser el meridiano más utilizado para la navegación, pero convivió durante mucho tiempo con otros meridianos. De hecho, casi cada país tenía el suyo propio. En España, un siglo antes de Greenwich, en 1753, ya se había establecido el meridiano en el Observatorio Real de la Marina de Cádiz.

Vídeo aula para o Enem

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer dividir experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 4.2 Geografia & História, 6.2 Música & Vídeos na Aprendizagem (Mit Musik & Videos lernen), 6.3 Tecnologia em Sala de Aula (Computerunterstütztes Lernen), 7 ATUALIDADE & CURIOSIDADES (Aktuelles & Kurioses) e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s