Delícias do Brasil – A Tapioca: Origem, receitas, curiosidades, onde comprar

Por:  M. Fábia P. V. Willems

A Tapioca é um dos pratos mais típicos do Brasil e muito apreciada nas regiões norte e nordeste. Talvez você já tenha experimentado essa iguaria em alguma viagem ou até more onde ela faz parte do dia a dia de todos, mas você conhece suas origens ou sabe do que é feita a tapioca? Gostaria de aprender a prepará-la na sua casa e provar novos sabores? Você sabia que existe até música cujo tema é a Tapioca? Pois agora chegou a hora de descobrir um pouco mais sobre a tão famosa Tapioca.

Boa leitura e bom apetite!

tapioca_montage2015

Delícias do Brasil – A tapioca: Origem, receitas, curiosidades

A tapioca é de origem indígena tupi-guarani e seu nome é derivado da palavra tipi’óka «coágulo», o nome dado para o amido do qual ela é feita. A fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma.

Os povos tupi-guaranis, que ocupavam a faixa litorânea leste do território brasileiro desde o sul até o norte, foram os responsáveis pelo domínio comestível da mandioca, que, produzida sob o sistema da agricultura de subsistência, era a base da alimentação do Brasil até a chegada de Pedro Álvares Cabral.

Poucos anos após o descobrimento, os colonizadores portugueses na Capitania Hereditária de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão. Foi assim que a tapioca logo se espalhou pelos demais povos indígenas, como os cariris no Ceará e os Jês, na Amazônia oriental. Ainda, se transformou posteriormente na base da alimentação dos escravos no Brasil. Tudo isso serviu para transformar a tapioca, hoje, num dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o nordeste.


Você quer saber mais sobre a origem da tapioca e conhecer uma aldeia indígena no Ceará e a primeira mulher indígena a virar cacique no Brasil? Assista ao vídeo abaixo:

A Tapioca & a Música Brasileira

Graças ao grupo Mastruz com Leite, a Tapioca virou tema musical. Já ouviu esta canção?

Se você quiser quiser ver o vídeo com a letra da música ao lado para cantá-la, clique aqui.


Receitas de Tapioca

Há várias maneiras de preparação da massa e os recheios podem ser os mais diversos: salgados e doces. Os mais comuns são: manteiga, queijo, carne seca (separados ou todos juntos) e coco com leite condensado.

Aprenda agora a fazer, passo a passo, Tapiocas deliciosas:

 

Receita de Tapioca para emagrecer – Novidade dos nutricionaistas:

Receita Para Emagrecer – Nutricionista Recomenda Receita Para Emagrecer de Tapioca (5:15)

Receitas rápidas do paulista com o Canal Youtube “Ana Maria Brogui”:

Ana Maria Brogui #121 – Como fazer Tapioca (8:28)

 

Receita especial – Uso de mandioca crua batida no liquidificador e polvilho (Fundo musical: “Tapioca”, do Grupo Mastrz com Leite)

Aprenda a fazer Tapioca | rápido & fácil (5:18)

 

Receitas rápidas com recheios saudáveis (1 delas com chia na massa!) – Programa “Vida & Saúde”: 

Receita de Tapioca | Vida & Saúde (9:35)

 

Quer mais receitas? Pois veja estas:

Receita do Edu Guedes com 2 tipos de massa – Programa “Hoje em Dia”

Receita de Tapioca doce e salgada para quem quer perder peso – “Programa Evidência

 

Curiosidades & Dicas legais 

 

 

  • Onde comprar polvilho (amido de mandioca) fora do Brasil?

Você pode comprar seus produtos brasileiros online,  digitando em um procurador (por exemlo no google.com.br) “produtos brasileiros + nome da sua cidade”. Há lojas basileiras em todo o mundo, mesmo que sejam só virtuais! A mercadoria chega em uns 3 dias.

Na Alemanha, você pode comprar produtos brasileiros online nos endereços abaixo:

Coisas.de

brasil-latino.de

Você encontra alguns produtos que gostamos em uma loja ou mercadinho asiático, africano, indiano ou árabe.

Na Alemanha já encontrei nessas lojas, por exemplo: polvilho doce (Tapiocamehl), leite condensado (gezuckerte Kondensmilch), farinha de mandioca (Maniokmehl), leite em pó Ninho (Pulvermilch), manteiga em lata (Butter in der Metalldose), raiz de mandioca (Maniokwurzel), quibo (Okra), goiaba (Guave), coentro fresco (frische Koriander).

Onde comprar?

Em Stuttgart há duas lojas portuguesas boas:

Mercado da Saudade (em Bad Cannstatt) – Clique aqui para visitar a página web deles!

Vinhos portugueses e outros produtos – Pegar o bonde elétrico (U-Bahn) na Estação Central (Hauptbahnhof), linhas U-1 (na direção de Vaihingen), U-5 (na direção de Leinfelden), U-7 (na direção de  Ostfildern) e descer na  Estação Dobelstraße. O mercadinho fica logo ao lado (1 minuto a pé)!

Kaschmir – Loja paquistanesa e indiana:  Bad Str 15 em Bad Cannstatt (Atrás do Kaufhof)

– Loja indu dentro de uma das saídas do S-Bahn da Estação Central (Hauptbahnhof) – Para encontrar a loja mais facilmente, entrar dentro do Kaufhof na Rua do Rei (Königstraße), ir ao subsolo na direção aos caixas supermercado, subir as escadinhas para sair da loja, andar 1 minuto e entrar na única loja existe, a indu, logo à direita.

 

Anúncios

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer compartilhar conhecimento, trocar experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 4.4 Culinária Brasileira (Brasil. Kochkust) e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Delícias do Brasil – A Tapioca: Origem, receitas, curiosidades, onde comprar

  1. Pingback: Receitas brasileiras: Pão de Queijo | LINGUACULTURA - Aprendizagem de Línguas e suas Culturas - Dicas de Viagens - Curiosidades

  2. Pingback: Delícias do Brasil | Pão de Queijo – Origem, Curiosidades & 7 receitas incríveis (Käsebrötchen: Herkunft, Kurioses & 7 leckere Rezepte) | LINGUACULTURA: SITE EDUCATIVO Bem-vinda(o)! Herzlich Willkommen! Welcome! ¡Bienvenida(o)! 歡迎

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s