CHURRASCO BRASILEIRO NA ALEMANHA (BRASILIANISCHES GRILLEN IN DEUTSCHLAND): Qual carne comprar (Welche Fleischsorte kaufen)?

Por: M. Fábia P. V. Willems

CHURRASCO BRASILEIRO NA ALEMANHA: Qual carne comprar?  (Brasilianisches grillen in Deutschland: Welche Fleischsorte kaufen)?

lp_churrasco_carnes_dt1a

Quando o fim de semana está chegando, já pensamos em reunir a família e fazer um churrasquinho. Convidamos alguns amigos também e aí é só organizar tudo. Uma das primeiras coisas a decidir é que carne comprar.

Se a previsão do tempo for animadora, é churrasco na certa (tanto no Brasil, quanto na Alemanha). Mas, e se chover? O que fazer então? Um almoço especial com algum tipo de carne, certamente.

Tire agora suas dúvida sobre o tema “Que carnes para cada prato”.

Boa leitura e bom apetite depois  ;-)

Que carne comprar para um churrasco, um picadinho ou um bife enrolado?

A maneira mais fácil comprar a carne certa sempre foi perguntando ao açogueiro, porém isso fica um pouco mais complicado quando se vive num país estrangeiro e não se domina bem o idioma falado nele.  Aí o jeito é pesquisar e fazer novas descobertas antes de poder deliciar-se.

Imaginem que descobri que o corte do boi não é o mesmo em outros países, que a nossa “picanha” é usada como carne de segunda e costuma ser cozida!

I-N-C-R-Í-V-E-L!

Descubra agora a comprar a carne certa!

Depois dessas dicas, você vai poder surpreender seus amigos com um churrasco típico com a famosa picanha, mesmo estando na Europa ou nos Estados Unidos.

As carnes preferidas dos brasileiros para churrasco são: picanha, maminha, alcatra e fraldinha. Veja, nas imagens abaixo, o corte do boi no Brasil e na Alemanha, além de uma lista de carnes na qual se explica a melhor maneira de prepará-las: cozida, frita ou assada na brasa.

Corte do boi no Brasil e dicas de preparo

cortes_do_boi1

Corte do boi na Alemanha e finalidade

corte_boi_dt1

O corte desta carne maravilhosa para o churrasco: a nossa Picanha, fica no número 13 (Hüfte –>Steaks).

Nosso pedaço mais desejado é também pode ser chamado de Hüftdeckel, Tafelspitz, Rose, Rosenspitz, Blume, weißes Scherzel ou Hüferscherzel. Se você quiser saber mais detalhes sobre esta ou outro tipo de carnes em alemão clique aqui.

Como preparar a picanha

Higiene é fundamental! Lave bem as mãos ao preparar alimentos.

Não esqueça de dar uma lavadinha rápida na carne antes e secá-la com papel toalha.

Para se preparar uma boa picanha os especialista no assunto recomendam apenas passar sal grosso na carne e deixá-la numa vasilha tampada na geladeira entre 15 a 30 minutos. Depois é só tirar uma parte do sal grosso e prepará-la como desejar.

 1. Opção: Na brasa

Coloque seu pedaço de picanha para assar na brasa, mas não muito perto dela. Prefira uma distância de no mínimo uns 20 centímetros da brasa. Você não querer comer churrasco com gosto de brasa queimada. Vai?

2. Opção: Na frigideira

Use uma frigideira com óleo de oliva ou um óleo de sua preferência.

Aqueça a frigideira e ponha o pedaço inteiro. Vá dourando todos os lados da carne. Os especialistas chamam esse processo de “selar a carne”. Depois tire-o com cuidado e corte em fatias, colocando na frigideira novamente para dourar dos dois lados. Se desejar, coloque um pouco de pimenta. E pronto. Uhmmmm! Essa dica aprendi com o meu Chef favorito: Edu Guedes (veja o vídeo dele abaixo).

O que sobrar, se sobrar Zwinkerndes Smiley coloque numa tigela, tampe e leve à geladeira. No dia seguinte, sua picanha fica ainda mais gostosa Zwinkerndes Smiley

Não exagere! Sirva sua picanha com saladas diversas. Combine prazer e saúde Zwinkerndes Smiley

Assista aos vídeos selecionados e aprenda a preparar melhor seu churrasco e seus acompanhamentos!

Dicas do Edu Guedes: O Chef mais lindo do Brasil

(Os segredos de um bom churrasco)

http://www.youtube.com/watch?v=jkH8qHfR4Do

Maminha ao Sal Grosso – Hoje em Dia – Edu Guedes – 07/10/2011

(Churrasco de frigideira)

http://www.youtube.com/watch?v=G_o1BImQoXI

Como cortar a carne, espetar e assar – Programa Hoje em dia

(Aprenda os segredos do churrasco)

http://www.youtube.com/watch?v=JxshIkW_n9o&feature=related

Edu Guedes prepara acompanhamentos para churrasco

Arroz maravilha, Molho chimi churri, Farofa de banana e calabresa

(Receitas com vídeo!)

http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/edu-guedes-ensina-a-preparar-acompanhamentos-para-churrasco-20110526.html?question=0

LEIA TAMBÉM OUTRAS RECEITAS DELICIOSAS, CLICANDO AQUI!  

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer dividir experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 4.4 Culinária Brasileira (Brasil. Kochkust) e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para CHURRASCO BRASILEIRO NA ALEMANHA (BRASILIANISCHES GRILLEN IN DEUTSCHLAND): Qual carne comprar (Welche Fleischsorte kaufen)?

  1. Pingback: RECEITAS BRASILEIRAS (brasilianische Kochrezepte) | LINGUACULTURA - Aprendizagem de Línguas e suas Culturas - Dicas de Viagens - Curiosidades

  2. Pingback: Como sobre o tempo ou sua previsão em alemão e português (Das Wetter–Die Wettervorhersage in Deutsch & Portugiesisch) – DaF/PLE | LINGUACULTURA

  3. Pingback: Tema n° 1 nas conversas: O tempo ou sua previsão em alemão e português (Das Wetter–Die Wettervorhersage in Deutsch & Portugiesisch) – DaF/PLE | LINGUACULTURA

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s