Delícias alemãs: Bife enrolado tradicional (Rinderroulade-Rezept) – Aprenda alemão cozinhando (Lerne Deutsch beim kochen)!

Por: M. Fábia P. V. Willems

Folie2

“Rinderrouladen” ou “Rindsrouladen” 

Rinderroulade o Rindsroulade é um prato tradicional da culinária alemã. É um prato especial e, por isso, muito servido aos domingos. O “bife enrolado alemão” é realmente delicioso e nutritivo. O nome do prato é composto das palavras Rind(er) (o nome que se dá ao gado bovino) e Roulade (enrolado de carne). Rinderrouladen está no plural. Prepare-a para seus convidados e sua família. Todos irão adorar essa delícia. Bom apetite! (Guten Appetit!)  


Rinderroulade combinado com o quê?

Os alemães adoram saboreá-lo com:

  • batatas cozidas servidas com manteiga (Butterkartoffel),
  • vagem (Prinzessbohnen, grüne Bohnen), cogumelos (Pilz) e/ou  ervilhas (Erbsen),
  • Knödel (um bolinho de pão cozido) e chucrute (Sauerkraut) ou repolho roxo (Blaukraut),
  • massas (no sul da Alemanha, serve-se uma massa típica, chamada de Spätzle.

Uhm! É dos deuses mesmo.

 

Como comprar a carne certa?

A melhor opção é comprar a carne num açougue de sua confiança, mas o custo é maior. No supermercado, o preço é mais em conta e você pode encontrar os bifes já enroladinhos em pacotes com dois ou quatro.

???????????????????????????????

 

Como pedir a carne para o fibe enrolado alemão no açougue em alemão?

Se preferir comprar a carne num açougue, diga assim:

Ich hätte gern zwei  / vier / sechs Rindesrouladen bitte.

(Eu queria dois / quatro/ seis bifes “grandes”, por favor.)

Você vai receber uns bifes de uns 30 centímentos de comprimento e cerca de 10 cm de largura. Eles  não são nem finos nem grossos demais.  Os bifes do supermercado costumam vir enrolados num pacote coberto com filtro plástico e parecem pequenos, mas não são.  Procure fazer, no mínimo, quatro bifes de uma só vez para aproveitar melhor seu tempo e o gás. Caso esteja fora da Alemanha e queria preparar a receita, fique sabendo que a carne usada para os Rouladen pode ser carne para preparar bifes, por exemplo:

  • Alcatra
  • Acém ou 
  • Coxão mole

Peça somente para seu açougueiro cortar bifes bem grandes.

 


Dica para o armanezamento da carne

Não guarde a carne na geladeira de um dia para o outro! Compre a carne no dia de preparar o prato. Caso contrário, a carne vai ficar feia, escura e cheirar mal.

 

Como preparar a carne à moda alemã?

 

RECEITA 1: O preparo da carne (receita da Família Willems)

Veja como preparar seus Rouladen, visualizando as fotos da receita numeradas no início deste artigo. Tradicionalmente os “Rindsrouladen” são cozidos em fogo brando durante umas duas horas, porém você pode prepará-los numa panela de pressão por uns 15 minutos também. Use pouco óleo para reduzir as calorias Zwinkerndes Smiley 

RECEITA 2: O preparo da carne (receita alternativa)

Uma segunda variação da receita segue na foto abaixo. Compare as duas com o vídeo selecionado no final deste artigo e decida qual lhe parecer mais gostosa.

Folie1

1. Comprar a carne, lavar os bifes rapidamente, secando-os com o papel toalha dos dois lados, esticá-los um a um para passar mostarda;

2. Passar mostarda no bife de ponta a ponta;

3. Cortar a cebola em tiras finas, distribuindo-as bem na direção indicada. Uma outra opção seria colocar fatias compridas de bacon primeiro e a cebola por cima;

4. Colocar pickle de pepino cortados em fatias finas. Seria uma outra opção substituir o pepino por pimentão amarelo ou vermelho.

5. Pôr Bacon, caso já não o tenha feito antes da cebola! Pode ser picadinho também.

6. Uma boa opção  seria acrescentar um pouquinho de abacaxi. Isso ajudaria a amolecer a carne mais rápido; 7. Temperar com sal;

8. Pôr pimenta  a gosto ou a mistura de temperos que mais gostar;

9. Enrolar os bifes com cuidado aprentando-os um pouco para que fiquem durinhos;

10. Prender os bifes com palitos (de dente ou de metal) ou amarre-os com cordão próprio para cozinhar. Se preferir usar palito, pôr um no meio no meio, enrolando as pontas como se fizesse um pacotinho.

11. Feche-os bem nas pontas para que os ingredientes não saiam durante o cozimento.

12. Colocar um pouco de azeite, óleo ou manteiga numa panela funda ou na panela de pressão;

13. Fritar bem os bifes de todos os lados até ficarem moreninhos;

14. Colocar um pouco de mostarda por cima deles e/ou fatias de cebolas;

15. Acrescentar cerveja preta (Schwarzbier) com álcool. Se preferir, pode usar cerveja sem álcool também, só que terá um gosto mais para o doce. Uma boa opção seria colocar meia lata ou garrafa de cada uma. Caso não goste ou não possa comer nada com cerveja, ponha simplesmente cerca de 700 ml de água quente;

16. Ficar atenta (o) para que os bifes ficam praticamente cobertos pelo líquido escolhido;

17. Fechar a panela de pressão e cozinhar por uns 10 minutos em fogo médio-baixo. Ao desligar o fogo,  deixe a panela fechada por uns 5 minutos.

18. Abrir a panela quando a pressão sair e você vai ver seus “Rinderrouladen” como na foto acima. Uhm!!!

19. Tirar os bifes da panela para engrossar o molho. Como fazer isso? Misturando meia colher de sopa de amido de milho (Maisstärke, da firma Mondamin, por exemplo)  em um pouco de água e mexendo com um garfo e colocando no molho. Cuidaddo! O fogo deve estar baixo e você não pode parar de mexer o molho;

20. Colocar os bifes dentro;

21. Cozinhar os bifes em fogo baixo por uns 2, 3 minutos até que eles fiquem mais coradinhos;

22. Retirar os bifes e retirar os palitos ou cordões com cuidado antes de servi-los.

 

RECEITA 3: O preparo da carne (receita da internet em vídeo)

Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

Peça esta receita (em alemão), clicando aqui.  

 

DICA LEGAL:

Os bifes enrolados alemães ficam ainda mais gostosos se preparados no dia anterior.  Coloque-os numa vasilha fechada, leve à geladeira e reesquente-os no microondas. Deixe a vasilha semitampada para que não ressequem. 

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer dividir experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 5.1 Dicas de Alemão (Tipps zum Deutsch lernen), 5.5 Culinária (Kochkunst) e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Delícias alemãs: Bife enrolado tradicional (Rinderroulade-Rezept) – Aprenda alemão cozinhando (Lerne Deutsch beim kochen)!

  1. Pingback: Links e Artigos do Blog relacionados à Alemanha e à Língua Alemã | LINGUACULTURA - Aprendizagem de Línguas e suas Culturas - Dicas de Viagens - Curiosidades

  2. Pingback: CHURRASCO BRASILEIRO (BRASILIANISCHE GRILLPARTY): Qual carne comprar (Welche Fleischsorte kaufen)? | LINGUACULTURA - Aprendizagem de Línguas e suas Culturas - Dicas de Viagens - Curiosidades

  3. Pingback: Dicas de Alemão: “Rollladen” ou “Rouladen”? O que pedir no restaurante? | LINGUACULTURA

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s