A vida não é fácil! E Menino brasileiro que faz sucesso na internet sabe o porquê?

Por: M. Fábia P. V. Willems

A vida não é fácil? E menininho brasileiro que faz sucesso na internet sabe o porquê?

Um menininho está fazendo o maior sucesso na internet porque explica, de forma dramática, mas filofófica que “a vida não é fácil”. O pai dá-lhe uma bronca explicando que a hora de brincar, correr, pular na piscina, jogar futebol e lutar karatê a vida dele é fácil, já na hora de estudar, a vida dele se torna  difícil. A conversa complica para o lado dele quando o pai diz que, se ele não estudar, a vida vai se complicar mais ainda. Veja como o filósofo miniatura articula bem (Clique no vídeo!).

LIÇÕES DO MENINO FILÓSOFO & MESTRE EM ARTES DRAMÁTICAS

  1. Se eu fosse dois meninos, poderia fazer tudo rápido, mas não sou dois meninos, eu sou um!
  2. Eu não quero a vida só para brincadeira!
  3. Não, pai! Eu sei tudo. Na hora de estudar, eu digo sim.
  4. A vida é muito difícil!
  5. Eu não sou um menino comum!
  6. A vida é difícil! É muito muito difícil!
  7. A vida não é sentar numa cadeira!
  8. A vida não é fazer muito trabalho!
  9. A vida não é fazer dois trabalhos! Mas eu estou fazendo três!
  10. A vida não é muito fácil!

Não é que faz sentido o que nosso pequeno diz. Uma lição para cada um de nós:

  • para os empregadores: Uma pessoa não pode fazer o trabalho de duas ou três! (Ponto 1)
  • para os professores: Sejamos mais cooperativos! Pesquisas, trabalhos escolares e provas precisam ser feitos sim, mas seria possível combinar melhor as datas de entregas e de exames para não sobrecarregar os alunos, principalmente os menores? Diversos trabalhos para serem entregues no mesmo tempo podem sobrecarregar uma criança de tal forma a deixá-la deprimida por sentir-se incapaz de solucionar suas tarefas e entregá-las a tempo. Sejamos mais flexíveis!
  • para os todos nós: A vida não pode ser uma eterna brincadeira (Ponto 2) e cheia de alegrias. Estamos aqui para aprender a lidar com as dificuldades também.
  • para os jovens: Respeite seus pais! Siga sim até na hora de estudar (Ponto 3), mas converse com eles e diga como se sente e chore se for preciso!
  • para todos nós: “A vida é muito difícil sim” (Ponto 4), mas temos que tentar trabalhar só por um (Ponto 1), precisamos ter momentos de diversão e prazer, ou seja, “brincar” sempre que pudermos (Ponto 2) e dizer sim (Ponto 3), mesmo quando a vontade seria falar o contrário. Por quê? Simplesmente porque tudo tem sua hora e temos nossas obrigações com nossa família e com a sociedade, mesmo que nos sintamos a última bochacha do pacote, um ser superior ou até mesmo inferior (Ponto 5). Sim, “a  vida é difícil. É muito muito difícil” (Ponto 6), principalmente  para quem só fica choramingando. Por isso, temos que pôr a mão na massa, estudar, trabalhar, lutar pelos nossos objetivos e realizar nossos sonhos sem esperar pelos outros. “A vida não é sentar numa cadeira (Ponto 7)!” Se não gostamos de trabalhar num escritório, digitando dados ou se odeiamos atender clientes irritados porque a mercadoria paga não chegou ou já quebrou, mudemos de área. A paciência acabou? Então vamos procurar um trabalho no qual possamos usar nossa força, nosso corpo, nossa mente ou nosso coração. Levantemos da cadeira e sigamos em frente!  Tenhamos em mente que “a vida não é só trabalhar (Ponto 8)”. Se temos dois ou até três trabalhos (Ponto 9) e isso está nos deixando doentes, repensemos nossa vida. Será que vale a pena mesmo trabalhar tanto para investir nosso dinheiro em eletrodomésticos, carros, empregados, roupas e um montão de coisas que achamos que precisamos, mas nem temos tempo para usufruir desses bens? Seria uma vida mais simples, com menos luxo, talvez uma vida mais tranquila, na qual tivessemos mais tempo para, estarmos com nossa família,”brincar”, visitar nossos amigos, viajar, pensar em nós, sorrir e sermos mais felizes? Senão, amigos,  o garotinho tem razão: “A vida não é muito fácil” (Ponto 10)!
Anúncios

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer compartilhar conhecimento, trocar experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 7 ATUALIDADE & CURIOSIDADES (Aktuelles & Kurioses) e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s