Curiosidades: Brasileiros mundo afora com pele seca, pressão baixa e dor de cabeça

Por: M. Fábia P. V. Willems

Você está com problemas de pele, sua pressão arterial vive caindo, a dor de cabeça não lhe deixa? Você já foi aos médicos e nada de melhora? Acalme-se! Esses são alguns dos problemas mais comuns da maioria dos brasileiros recém-chegados à Europa, Estados Unidos, Canadá, Ásia ou Polo Norte! Eu também já psssei por isso. Já vivo há 18 anos de Alemanha ouvindo sempre a mesma história. O que fazer então para solucionar ou amenizar esses problemas? Leia nossa seleção de dicas e teste cada uma. É ver para crer! Ou melhor é testar e sentir-se melhor!

Boa leitura e estimadas melhoras!

Curiosidades: Brasileiros mundo afora com pele seca, pressão baixa e dor de cabeça

blog_peleseca1b

 

Problema 1: Pele sensível e ressecada, coceira; cabelos secos e couro cabeludo irritado (Empfindliche und trockene Haut; Juckreiz; trockene Haare und empfindliche Kopfhaut)

Esse é grande problema quando se vive num país de clima seco. Bebemos pouca água, tomamos  dois, três banhos por dia, a água tem mais calcário e é mais pesada, usamos o sistema de calefação e exageramos para não passarmos frio. Conclusão: pele seca.

Dicas legais contra esses problemas são:

  • Tomar mais líquidos! Beba mais líquidos (Flüssigkeiten) durante o dia, dando preferência para água (Wasser), chá (Tee) e sucos (Säfte).
  • Tomar menos banhos (weniger duschen)! Tente não aquecer demais a água, isso resseca a pele.
  • Usar cosméticos para pele seca e/ou sensível com o ph neutro. Não precisa ser nada caro. Inúmeras drogarias vendem, entre outros, produtos produzidos por elas mesmas. Eles são excelentes, passaram por vários teste dermatológicos e ainda são mais em conta também. Há até linhas medicinais. Na Alemanha, procure-os nas Drogarias DM, Rossmann, Müller. Se nada disso ajudar, compre produtos para bebês. O que é bom para um bebê, certamente será bom para você.
  • Hidratar mais a pele! Tente passar algum óleo na pele antes de tomar banho e use um creme hidratante depois. Óleo de bebê (Babyöl), de amendoa (Mandelöl), de rosas (Rosenöl) e até óleo de oliva (Olivenöl) ou de gergelim (Sesamöl) são muito bons. Aliás, o óleo de gergelim é o segredo da linda pele e dos lindos cabelos das mulheres na Índia. Não precisa ser nada caro não. Numa energência, use aquele óleo que você tem no seu armário da cozinha. Cremes com “Panthenol” ou “Urea” também  são muito bons. Há  também pomadas excelentes com “Panthenol” para os lábios.
  • Seque-se após o banho sem esfregar a pele demais com uma toalha, apalpando-a com carinho seria melhor.
  • Quando a coceira (Juckreiz) começar, passe um creme hidrante (Körperlotion, Körpermilch, Intensivcreme) para dar uma aliviada e vista uma roupa de algodão.
  • Compre produtos para lavar suas roupas com mais atenção. Prefira os que trazem a mensagem “Para peles sensíveis (für empfindliche Haut). Sabão em pó se chama em alemão “Waschmittel” e o amaciante se chama “Spülmittel”.
  • Dá trabalho, mas passar as roupas e as toalhas faz com que elas fiquem mais macias e, assim, irritam menos a pele. Eu odeio passar roupas (“bügeln”), mas não tem outro jeito quando a pele está sensível.
  • Os produtos que não produzem alergias geralmente  trazem quase sempre uma das seguintes inscrições: “Sensitiv”, “Ultra Sensitiv”, “Med”, “Ohne Parfum”, “Ohne Duftstoffe , “Ohne Konservierungsstoffe”, “Speziell für Allergiker”, “Ohne allergisierende Inhaltsstoffe”. Veja só alguns artigos que mais uso:

???????????????????????????????

Problema 2: Pressão baixa (niedrige Blutdruck)

Vive com pressão baixa? Por que será? O médico não lhe ajuda? Os exames disseram que está tudo bem, mas as tonturas e a queda de pressão tiram sua paz?

Dicas legais contra pressão baixa:

  • Beba mais água, mesmo sem sentir sede. Água ou chá po fazer milagres! Besteira? Escute essa: Há muitos anos, recém-chegada à Alemanha, passava muito mal: a pressão estava lá em baixo. Como eu morava ao lado de uma farmácia (Apotheke), o caminho na busca de ajuda foi curto. Quase caindo entrei lá, falei para a farmacêutica (Apothekerin) o que se passava comigo e precisava de um remédio para pressão baixa (ein Medikament gegen niedrigen Blutdruck). Fiquei chocada quando ela se recusou a vender qualquer remédio para este fim sem receita médica. Simplesmente me mandou voltar para casa, sentar-me, beber uma garrafa de água com gás (Wasser mit Kohlensäure) e só me levantar quando a garrafa estivesse vazia. Fiquei revoltada. Saí de lá bufando. Mas mesmo assim, segui as recomendações só de raiva, querendo provar que não adiantaria nada. Pasme! Quando estava na metade da garrafa, já a pressão melhorou. Quando a garrafa ficou vazia eu já esta com forças para pular o Carnaval 3 dias (top fit). Foi incrível! Não é que a farmacêutica alemã sabia das coisas mesmo. Dez para a alemã, zero para mim.
  • Um ótimo remédio natural para pressão baixa é tomar o suco de abacaxi com gengibre (Ananassaft mit Ingwer) e chá verde (Grüntee), pois o abacaxi dá energia, o gengibre favorece a circulação sanguínea e o chá verde é um estimulante, por isso, combatem os sintomas de pressão baixa, como tonturas e sensação de fraqueza. Leia mais sobre o assunto aqui e veja algumas receitas legais.
  • Alimente-se nas horas certas. Está morrendo de fome! Espera só mais um pouquinho que a pressão vai cair. Corra para a cozinha, lanchonete ou restaurante. Não dá? Tenha sempre uma fruta (Obst) ou uma barrinha de cereal (Riegel) na bolsa!
  • Movimente-se! Levante-se, dê uma volta pela casa, pelo jardim, pelo bairro. Tente ativar seu corpo e a pressão sobe.

Problema 3: Dores de cabeça

A dor de cabeça não lhe abandona? O médico não encontra a fonte e, como eles costumam fazer, dizem que é psicológico.

Nossas dicas para brasileiros são:

  • Tente usar roupas mais quentinhas dentro de casa e a diminuir a temperatura da calefação (Heizung). Esse ar artificais produzido por lenha queimada, gás ou óleo não são tão legais para sua pele como parece. Tente manter a temperatura entre 20-22 graus na sala e uns 18 no quarto. Não durma com o aquecimento ligado no quarto porque certamente terá mais dor de cabeça. Isso qualquer médico pode lhe dizer, mas só se você perguntar. É assim que funciona.
  • Desligue o aquecimento da casa e abra as janelas (Fenster öffnen) um pouco por uns 5 minutos 3 vezes ao dia. Você precisa do famoso “frische Luft” (ar fresco).
  • Não fique o dia inteiro em casa, vá dar uma volta de uns 15 minutos e respirar ar fresco. Quando caminhamos, nosso organismo produz um analgésico natural, além disso todo o nosso corpo agradece. Depois de um breve passeio ou caminhada sempre nos sentimos melhor e até a dor de cabeöa melhora. Se puder, pratique algum esporte para melhorar do estresse. Se não quiser ou puder, foque num passeio mesmo. Respire fundo de vez em quando, feche os olhos e pense em coisas boas. Chame energias positivas para você.
  • Se você tem um carro e esquece de pôr gasolina, o que acontece? Ele funciona? Pois bem, um de nossos “combustíveis” é a água, por isso beba mais líquidos! Falta de líquido no corpo também provaca pane no motor e aí: dor de cabeça.
  • Não fique horas e horas sem se alimentar. Está de dieta? Alimente-se mesmo assim. Como uma maçã, uma banana ou uma salada. Evite uma crise de dor de cabeça ou até migrane.
  • Evite tomar analgésicos todos várias vezes por semana. Tente usar métodos mais naturais. Você sabia que o coentro (Koriander) é ótimo para dores de cabeça? Faça um chá com ele, uma sopa caprichada com bastante coentro ou um sanduíche com queijo fresco turco ou grego (Fetakäse) e coentro picadinho por cima. Outras opções de remédios naturais são: óleo de lavanda (Lavandeöl), óleo de manjericão (Basilikumöl), alecrim (Rosmarin), cravos (Nelken), canela (Zimt), hortelã-pimenta (Pfefferminz), gengibre (Ingwer) e maçã (Apfel). Veja usar tudinho aqui.
  • Há também uma pomada milagrosa (natural) de origem chinesa chamada “Tigersalbe”. Você pode comprá-la nas farmácias ou em drogarias (DM, Rossmann). Ponha só um pouquinho na ponta dos dedos e espalhe pela testa, massagendo com um pouco de força. Evite chegar muito perto dos olhos. Feche os olhos logo depois e deixe-se um pouco. Em uns 60 segundos ela começa a arder e a esquentar, ativando assim a circulação desta região. Não abra os olhos porque vão arder muito. Em uns 15 minutos a dor melhora. Durma um pouquinho e se sentirá melhor depois. A pomada serve também para dores musculares e pode ser usada para fazer inalação. Se o nariz estiver entupido, passe um pouquinho de pomada logo abaixo do nariz (no bigodinho). Para melhorar da tosse, passe a pomada no peito. Cuidado! Essa pomada é muito forte, use realmente só um pouquinho na ponta do dedo. Não exagere porque ela pode dar irritação na pele.

Espero que tenha gostado de nossas dicas. Estimas melhoras e boa sorte em tudo!

Anúncios

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer compartilhar conhecimento, trocar experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 5.1 Dicas de Alemão (Tipps zum Deutsch lernen), 7 ATUALIDADE & CURIOSIDADES (Aktuelles & Kurioses) e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s