Nomes e sobrenomes da Alemanha & do Brasil: Dos “normais” aos mais “curiosos”

Por M. Fábia P. V. Willems

Se você gosta de curiosidades, vai se divertir com nosso tema de hoje: Nomes e sobrenomes da Alemanha e do Brasil.

Certamente há nomes considerados “normais”, alguns bem estranhos e outros ridículos. Há nomes tão grotescos que fica difícil acreditar em sua veracidade.  O que dizer dos pais que colocaram o nome da filhinha de “Fotocópia” e do filhinho de “Xerox”? E do funcionário de um cartório que digita “Delícia” em vez de “Denise”, os pais não percebem ou são analfabetos e a pobre menina precisa levar sua vida ouvindo comentários desagradáveis?

Não, não! Não é uma piada. Uma brincadeira? Infelizmente, não! Há malucos para tudo mesmo.

Nomes podem ser bem contrangedores e crianças e adultos viram motivo de chacota. Aí, só um juiz mesmo para autorizar a mudança do nome.

No Brasil, a preferência é inventar nomes únicos, afinal o brasileiro têm mesmo fama mundial de ser muito creativo. Que tal juntar a metade do nome do pai com a metade do nome da mãe, por exemplo?

Já na Alemanha, a coisa é mais pesada pois existem sobrenomes terríveis, pelo menos na minha opinião. Que tal

Steingräber. “Stein” significa pedra e “Gräber”,  sepulturas. Com isso, tem-se um belo sobrenome, não é? Sepulturas de Pedra. Mesmo se trocando a ordem, não fica legal: Pedra de Sepultura.

Você sabia que na Alemanha as pessoas costumam se apresentar com os sobrenomes? Imagine uma senhora ou um senhor se aprensentando, esticando a mão para você e dizendo “Bom dia! Eu sou a Seputuras de Pedra.

De olhos arregados, você estica as orelhas, posiciona a cabeça para a frente e acha que ouviu alguma coisa errada.

Durante a Copa do Mundo no Brasil, ouviu-se muito o nome de um jogador alemão loirinho e ágil: o “Schweinsteiger”. Sabe que o sobrenome do pobre significa? “Schwein” é porco e “steiger” vem de “steigen ou steigern”, subir, trepar, entrar, sair, aumentar, intensificar. Bem, resumindo, ele se chama Aquele que sobe, trepa, entra, sai, aumenta ou intensifica com os porcos. Quem encontrar uma tradução melhor, pode enviar para mim por favor. Quem sabe o significado do nome dele melhora um pouquinho.

Como mudar um sobrenome assim? É bem mais difícil!

Quer ver mais alguns nomes exóticos do Brasil e da Alemanha? Assista nossos vídeos selecionados e morra de rir.

nomes_exoticos_pt_dt1b

Nomes e sobrenomes da Alemanha & do Brasil: Dos “normais” aos mais “curiosos”

O nome é uma espécie de etiqueta, carimbo ou marca de fundamental importância na vida de uma pessoa, pois além de ser a principal forma de individualização na sociedade, indica também sua ascendência familiar. Entretanto, apesar dessa importância, alguns pais, na ânsia de demonstrar seu carinho, sua felicidade, de homenagear algum ente querido, de mostrar sua erudição, religiosidade ou mesmo dar ao filho um nome único, especial ou importante, se empenham (ou não) tanto na escolha que acabam registrando a prole com nomes bizarros e ridículos, escolhas que acabam causando constrangimento ao seu portador tornando-o vítima constante de chacotas, gracejos ou (só para citar a palavra da moda) bullying.

Nomes curiosos no Brasil

Quatro pessoas que vivem na Região Metropolitana do Recife têm em comum um fato curioso: nomes bem diferentes dos que conhecemos. Nesta reportagem, conheça a história do estudante Tchaikovsky, do jogador de futebol Michael Jackson, da jovem Delícia e do técnico em eletrônica Xerox, que tem duas irmãs: Fotocópia e Autenticada! Para completar ele colocou o nome dos filhos de Cherlaine, Chequira, Cherolaim, Bruquisfilde, Carlos Eduardo e Carimbo Miguel. Isso mesmo, “Carimbo”!

Escute só o que o funcionário de um cartório tem a dizer sobre os nomes malucos que alguns pais querem colocar em seus bebês.

Nomes diferentes (4:00)

Quer mais? O Jô Soares cita alguns nos vídeos abaixo:

Abertura do Programa do Jô – Nomes exóticos (1:54)

Nomes exóticos – Programa do Jô (2:36)

Agora veja diversos nomes esquisitos anotados pelo funcionário de um cartório em São Paulo, o que uma fã de Elvis Presley fez com os 7 filhos que teve e  a preferência de nomes de alguns pais de Ibiá (MG).

Tospericagerja! Uma homenagem a vários jogadores de futebol? Este nome realmente foi demais!

Você sabia que há uma cidade em Minas Gerais onde é moda ter nomes e apelidos estranhos? Veja só esta interessante reportagem da Rede Record:

Dionísio-MG – Terra de Nomes Estranhos (10:22)

Essa reportagem foi demais? Geraldo Belo Pinto! Coitado desse senhor!

Veja uma lista com vários nomes bizarros, clicando aqui. Se desejar ver mais, consulte uma lista da década de 80 com nomes estranhos registrados no Brasil aqui.

Você acha que só pobre pode ser tão ignorante assim? Engana-se! Tem muito ricos e famosos que colocam os mais estrambólicos nomes a seus filhos. Veja só:

  • Kim Kardashian revelou que sua filha se chama North West.
  • Tom Cruise e Katie Homes batizaram a herdeira de Suri Cruise
  • Julia Roberts é nome artístico. A bela atriz se chama Hazel Patricia, que significa avelã em inglês.
  • A filhinha de Nicole Richie e Joel Madden se chama Sparrow (pardal, em inglês).

Quer mais? O álbum da Revista Cara reúne 20 filhos de famosos com nomes exóticos. Confira aqui!

Nomes curiosos na Alemanha

Os alemães também gostam de dar nomes “especiais” aos seus filhos. Este realmente parece ser um fenômeno mundial.

Você já conheceu o “Schweinsteiger” e o “Steingräber”. Conheça mais alguns nomes curiosos em alemão, assitindo a reportagem abaixo. Nela aparecem, por exemplo o “Sexmus Ronny” e a  “Ultraviolet”, por exemplo. É só clicar no link do site do canal N-TV: Klassisch oder exotisch? Schräge Vornamen 2012 (1:33)

No canal Pro-7 passou uma reportagem falando de uma mulher que teve 14 filhos e deu aos filhos vários nomes, digamos, estranhos.

Vai aí um resuminho de 17 segundos:

Não entendeu nada? Assista uma versão mais longa e veja como esses nomes são escritas. Veja só: TV TOTAL – 14 Kinder (7:26)

Quer mais nomes alemães engraçados? Para garantir que estou mesmo faland a verdade, clique no link e sai num site onde você pode até contactar essas pessoas ou doutores.

Que tal ir ao Dr. Brennenstuhl (Cadeira em flamas)? Ou está com um bafo daqueles e prefere pedir ajuda para a Dra. Knoblau (Alho)?

Ficou com dente na segunda-feira? Vá rapidinho à Dra. Montag (Segunda-feira)?

Procura receitas legais na terça-feira? Visite o blog da Dona Dienstag (Terça-feira)!

Precisando de um fotógrafo na Alemanha? Contate o seu Mittwoch (Quarta-feira).

Problemas com alergias? Precisando fazer acupultura? Procurando uma medicina mais alternativa, mais natural? Pois marque uma consulta com o Dr. Donnerstag (Quinta-feira)!

Bem, alguém chamado Freitag (Sexta-feira) você já conhece. Lembra-se do livro “As Aventuras de Robinson Crusoe” de Daniel Defoe no qual há dois amigoschamdos Robinson e o Sexta-feira? Ficou com vontade de ver o filme em alemão? Aí vai uma dica legal para assistir ao filme e ainda treinar a língua: Die Abenteuer Des Robinson Crusoe [Ganzer Film Deutsch] (1:25:34)

Voltando aos médicos…

E tem gente cujo sobrenome é Sábado? Claro!

Precisando de uma ginecologista? Consulte a Dra. Samstag (Sábado). Prefere um homem? Tudo bem. Consulte o Dr. Sonntag (Domingo) em Berlim!

A origem de nossos nomes (Reportagem)

Agora vamos falar um pouquinho mais sério. Que tal descobrir a origem dos nomes? Em especial, dos nomes e sobrenomes em alemão? Muito legal e curioso! Veja agora uma reportagem especial e consulte os sites (em alemão e inglês) para saber mais a respeito. Aproveite para treinar seu alemão, respondendo as perguntinhas abaixo:

Die Geschichte unserer Namen (10:05)

Atividade de compreensão auditiva:  A origem de nossos nomes (Reportagem)

  1.  Qual é a origem da maioria dos sobrenomes?
  2.  Há uma regra ou uma lei para escolhê-los ou mudá-los? Explique as 3 fases citadas.
  3.  Fale sobre o tema “nomes curiosos” e cite 5 dos 8 nomes citados.
  4.  Quando se pode mudar um sobrenome na Alemanha e quanto custaria?
  5.  Os sobrenomes mais popularesem alemão estão relacionados a profissões. Quais são os 3 sobrenomes mais comuns? Aproveite para fazer a tradução dos mesmos.
  6.  Qual é a origem dos demais sobrenomes?
  • Profissões (Berufe): ………………………….., …………………………….., ………………………………………

7.  O que os estudiosos dos nomes descobriram em suas pesquisas mais recentes? Qual a relação dos nomes com as letras do alfabeto?

8.  Quais foram os primeiros povos a criar sobrenomes?

9.  Você conhece alguém que tenha um nome curioso ou exótico?

10. Você sabe a origem e o significado so seu nome? Se tiver um antepassado alemão poderá fazer uma pesquisa. Que tal? É só clicar nos sites logo abaixo.

Sites interessantes para pesquisa sobre a origem dos nomes em alemão

Em Português

Em alemão:

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer dividir experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 2.2 Português para iniciantes (Anfängerkurs: A1-A2), 4.5 Sociedade brasileira (Brasil. Gesellschaft), 5.1 Dicas de Alemão (Tipps zum Deutsch lernen), 5.3 Sociedade (Gesellschaft), 7 ATUALIDADE & CURIOSIDADES (Aktuelles & Kurioses) e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s