Morar na Alemanha: Vantagens e Desvantagens das Novas Regras para Aluguéis

Por: M. Fábia P. V. Willems

Folie1

Casa de aluguel? Tem uma ou quer alugar uma? Fique atenta(o) às novas regras ou terá que pagar multas altíssimas!

A partir de 1. de dezembro nenhum inquilino pode deixar a casa ou apartamento que alugou sem receber um documento oficial de seu locador. Trata-se de um tipo certidão que o autoriza a mudar-se.

Além desta regra, 2015 tem sido um bom ano para os inquilinos. Já não precisam mais pagar taxas à imobiliária quando buscam uma nova locação. Quem as paga então? O locatário. O aumento dos aluguéis e custos extras estão praticamente congelados. Com isso, há quem tente colocar inquilino para fora afim de aumentar o valor do aluguel, mas nem sempre isso é possível e quando o é, o aumento só pode ser de 10% – uma maneira de controlar proprietários gananciosos.

Mais duas notícias boas:

O preço do gás baixou este ano e, como o país tem investido bastante em energias alternativas, a energia elétrica deve diminuir no próximo.

Uma notícia ruim:

Como os alemães não são mais tão “corretinhos” e não separam seu lixo, respeitando as regras da coletiva seletiva, o valor desta coleta deve subir em breve. O aumento do ano passado foi de 15% em algumas cidades. Atualmente a taxa gira em torno de 160 Euros para uma família de quatro pessoas (correspondente a 80 litros, produzidos em duas semanas).

De qualquer forma, é sempre bom dizer que morar na Alemanha é muito caro, em algumas cidades mais do que em outras, certamente. Para morar em Munique (Baviera), por exemplo, você precisa ter um excente salário. Seria como querer morar no Morumbi (em São Paulo) ou em Ipanema ou Copacabana (no Rio de Janeiro).

Mas quanto custa afinal o aluguel? Depende da cidade, mas podemos dizer que:

  • um quartinho pode-se pagar entre 250 e 350 Euros!
  • uma casa ou apartamente de uns 65 m² pode custar entre 550 a 750 Euros

Deve-se prestar muita atenção se neste valor estão incluídos os custos extras: gás, energia elétrica, água, lixo, condomínio etc. Caso contrário, o gasto mensal será ainda mais alto.

É feito um custo médio para os gastos extras. Como? É por pessoa. Com isso, se você e sua família gastarem energia demais ou produzirem muito lixo, só para dar dois exemplos, receberão uma continha extra uma vez por ano para pagar. Muita gente entre em pânico nesta hora. Já vi uma mocinha receber uma nota de só 500,00 Euros! E ela morava sozinha! Por isso, é bom não ficar com camiseta e bermudinha dentro de casa no inverno sé porque tem aquecimento. No inverno se usa roupa de inverno, até dentro de casa. Seu bolso agradece!

Os preços custos com alimentos têm aumentado também, embora se diga o contrário na tv. Já comprar roupas e equipamentos eletrônicos ficou mais barato.

Caso queira saber o valor dos aluguéis em outras cidades, veja os sites que selecionamos para você no final deste artigo (em  Dica de Leitura & Pesquisa).

Deixe seus comentários e dicas! 

Indique nosso Blog para seus amigos, conhecidos, familiares, colegas de trabalho, alunos! 

É tudo grátis!!!

Dica Legal para estudantes de alemão:

Glossário grátis sobre o tema “Alugando uma casa”

Folie1

Folie2

Folie3

Quer baixar o arquivo em Formato PDF?

Assine o Linguacultura por email gratuitamente e receba seu Glossário!

É só clicar no botão à direita!  

Dica de Leitura & Pesquisa

  • Was kaum ein Mieter weiß…

Mietwucher, Schimmel, Schäden: Wie wehrt man sich als Mieter gegen den Vermieter? Was muss ich tun, was kann ich lassen? FOCUS Online klärt Sie über Ihre Rechte und Pflichten auf46 Seitenauf und zeigt Ihnen die 20 wichtigsten Urteile.

Anúncios

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer compartilhar conhecimento, trocar experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 5.1 Dicas de Alemão (Tipps zum Deutsch lernen), 5.3 Sociedade (Gesellschaft), 7 ATUALIDADE & CURIOSIDADES (Aktuelles & Kurioses) e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s