Encontrei na Alemanha: Gente usando meias no verão

Por: M. Fábia P. V. Willems

daf_meiasnoveraoDeutsche lieben Socken! Auch bei 30 Grad!

Gente usando meias com esse calor infernal de 30 graus? Não acredito!

Meu primeiro verão alemão foi marcado por muitos WOWS e UAUS, principalmente ao me deparar com a primeira pessoa usando meias brancas com sandálias.

Era um calor seco e abafadíssimo. Insuportável até para brasileiros. Minha vontade era ficar debaixo do chuveiro o dia inteiro. Mas, temos nossas obrigações, não é?

No meu primeiro encontro com as meias brancas em meio o calor infernal europeu foi chocante e continuou assim, quando circulava pela cidade. Eram meias das mais variadas cores e modelos para lá e para cá.

Será que não davam chulé no pé? Nada melhor do que aquele ventinho que vem debaixo quando seu corpo está quase a derreter. Certo?

Não, não. Na Alemanha não. Gente de todas as idades protegendo seus pezinhos do…

Do quê mesmo?

Ah, do ao livre e puro de um dia de verão.

Nem sempre a cor das meias, que cruzavam meu caminho, combinavam com os trajes e, algumas delas, até se destacavam na multidão.

E assim, lá andava eu, suando como uma condenada, de olhos arregalados.

De repente os vejo: os chinelos, chinelinhos e chinelões dando àquele realce aos passantes bem vestidos no centro da cidade – E tem gente que não sai assim nem para visitar o vizinho ao lado no Brasil!

Os alemães são realmente pessoas que não se importam tanto com as aparências, o importante é se sentir bem, o que me faz refletir o quando nós, brasileiros, somos esmóbes, cheios de não-me-toques.

Vi senhoras de diamantes e anéis de ouro com predras preciosas nos dedos, usando o transporte público e sem frequentar a manicure toas as semanas. Percebia-se isso pelas cutículas nas unhas de gente de mãos bem tratadas, mas sem esmalte. Via-se pelas discretas rachaduras nos pezinhos daquelas que se atraviam a sair de casa sem as meias de verão ou até de inverno.

Uma coisa me encafifava: por qual motivo, pelo amor de Deus, usar meias verão?

Seguir a moda de ancestrais? Esconder o pé? Proteger o pé da sujeira? Economizar água? Ou será que os alemães têm medo do Bicho-de-Pé?

Seja o que for, tenho certeza que esta história de meias em pelno verão deve dar o maior chulé.

O conteúdo deste blog está protegido pela Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Atribuição – Uso Não Comercial – Não a Obras Derivadas (by-nc-nd)

linguacultura.wordpress.com von M.Fábia P. V. Willems ist lizenziert unter einer Creative Commons Namensnennung – Nicht kommerziell – Keine Bearbeitungen 4.0 International Lizenz.
Esta licença é a mais restritiva dentre as nossas seis licenças principais, permitindo redistribuição. Ela é permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.
Saiba mais sobre a licença (by-nc-nd).
Procuro estar atenta e atribuir a autoria do material que aparece do blog, mas, se cometi algum deslize e não citei a fonte, peço desculpas. Entre em contato conosco e corrigirei meu erro!
Anúncios

Sobre Mª Fábia P. V. Willems

Professora & tradutora de Português e Alemão. Ama as letras, é curiosa e gosta de fotografar. Quer compartilhar conhecimento, trocar experiências, fazer novos contatos e buscar novas oportunidades de trabalho.
Esse post foi publicado em 5.1 Dicas de Alemão (Tipps zum Deutsch lernen), 5.3 Sociedade (Gesellschaft), 7 ATUALIDADE & CURIOSIDADES (Aktuelles & Kurioses) e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Encontrei na Alemanha: Gente usando meias no verão

  1. Thay disse:

    Já perguntei. A resposta foi: eles se acostumaram a usar desde criança. As crianças usam pra não sujar o pé de areia no verão quando brincam nos parquinhos ou na terra. E alguns nunca perdem o costume hahaha

    Curtir

Deixe um comentário para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s